ESTACA HÉLICE CONTÍNUA

São estacas moldadas “in-loco”, através de perfurações no solo de diversos diâmetros com emprego de uma hélice contínua, dotada de uma ponteira cortante.

Uma vez que a perfuração atinja a cota de ponta da estaca, inicia-se, o processo de concretagem por uma tubulação interna e longitudinal, solidarizada à hélice. Nesse momento, a hélice começa a ser sacada sem rotação simultaneamente ao bombeamento do concreto. 

Todo este processo é monitorado por um sistema computadorizado, instalado na cabine da perfuratriz, gerando dados de Momento de Torção, Velocidade de Rotação, Velocidade de Perfuração, Perfil da Concretagem e Pressão de Concretagem. Tais dados permitem a garantia da qualidade de execução da estaca.

Após a conclusão da concretagem é feita a aplicação manual da armadura (em geral, CA-50), que irá servir também de ligação entre a estaca e o bloco a ser concretado. As armaduras são, em geral, de aço CA-50, variando em quantidades e diâmetros de acordo com as cargas atuantes e com o projeto de fundação.

As estacas Hélice Contínua podem ser executadas com diâmetros de 30 cm a 100 cm. São fundações profundas, operando com uma enorme gama de cargas e em situações diversas do subsolo.

1/5

© 2020 por Sondosolo Geotecnia e Engenharia. Criado por Wix.com

  • LinkedIn ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram
  • Facebook ícone social