ESTACA RAIZ
Estaca Raiz é uma estaca moldada “in loco”, executada através de perfuração rotativa ou roto-percussiva, revestida integralmente por meio de tubo metálico (tubo de revestimento), que garante a estabilidade da perfuração; armada em todo o seu comprimento e concretada com argamassa de cimento e areia.
São utilizadas como fundação profunda em locais de difícil acesso, em condições especiais do subsolo (rocha, matacões, rochas decompostas e solos de alta resistência) e em locais onde a existência de vibrações é prejudicial a obras no entorno.
-
A estaca Raiz é executada através da perfuração do solo por meio de perfuratriz rotativa ou roto-percussiva com a descida do tubo de revestimento, e auxílio de circulação de água ou ar comprimido, até a profundidade prevista de projeto. Caso o tubo de revestimento encontre dificuldades para seu avanço, em razão da ocorrência de solos muito duros ou ainda plásticos, devem ser empregadas brocas de três asas ou tricone para execução de pré-furo ou ainda para limpeza no interior do revestimento.
-
Em caso de se atingir topo rochoso, ou matacão, é utilizado um Martelo de Fundo (DTH ou Down the Hole), internamente ao revestimento metálico. O Martelo é acionado por compressor de ar comprimido, que avança a perfuração através de repetidos golpes percussivos. Uma consequência da perfuração na passagem em rocha é a diminuição do diâmetro do fuste.
-
Ao final da perfuração, é feita a limpeza interna da perfuração e inserida a armadura da estaca, previamente preparada, até a cota de ponta.
-
É feita a injeção da estaca, através de argamassa (cimento, areia e água) previamente misturada e bombeada, da ponta da estaca para o topo. Ao final da injeção, sua extremidade superior é tampada e aplica-se uma pressão de ar comprimido de cerca de 4,0 kgf/cm2. Esta pressão provoca ganho aderência da argamassa ao solo e de resistência lateral da estaca.
-
Por fim, os revestimentos metálicos são retirados.